sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Uso da mala direta para fazer laudos periciais

Todas as vezes que vamos para um local de crime e fazemos o levantamento pericial, temos um conjunto de dados que devem ser transcritos para o "relatório de levantamento local de crime".

Após informarmos o número do Boletim de Ocorrência (BO) ao sistema, são abertos diversos campos onde anotamos os seguintes dados:

1 - Número do caso (determinado pelo Instituto de Criminalística);
2 - Data do plantão;
3 - Categoria de ocorrência dentre 4 tipos fundamentais (crimes contra a vida, de 4 tráfego, crimes contra o patrimônio e outros exames);
4 - Sub-categoria do exame (p. ex.: colisão, abalroamento, atropelamento);
5 - Equipe auxiliar do IC (motorista, fotógrafo, etc.);
6 - Autoridade requisitante (delegado);
7 - Se a autoridade esteve no local (sim ou não);
8 - Distrito policial (do local da ocorrência);
9 - Plantão (qual delegacia estava de plantão);
10 - Se a vítima foi removida do local (sim ou não);
11 - Tipo da via de solicitação (telefone, rádio, pessoal);
12 - Transmissor da solicitação;
13 - Recebedor da solicitação;
14 - Hora da solicitação;
15 - Hora do início (dos exames periciais);
16 - Hora do término (dos exames periciais);
17 - Cidade (da ocorrência);
18 - Bairro (da ocorrência);
19 - Comunidade (da ocorrência);
20 - Endereço (da ocorrência);
21 - Ponto de referência;
22 - Circunscrição (qual delegacia responde pelo local);
23 - Coordenadas geográficas (latitude e longitude medidas pelo GPS);
24 - Instrumento utilizado (para perpetrar a ação delituosa);
25 - Objetos coletados sem interesse pericial (alguma necessidade administrativa);
26 - Material coletado com interesse pericial (vestígios: projéteis, estojos, etc.);
27 - Exames complementares a serem solicitados;
28 - Descrição dos exames complementares (especificar os objetivos e tipos de exames);
29 - Responsáveis pelo isolamento e preservação do local;
30 - Observações (onde geralmente se inscreve o nome da vítima com seu respectivo número de identificação do cadáver)

Alguns campos são automaticamente preenchidos quando da solicitação de perícia, como o endereço, p. ex. Nós apenas confirmamos ou retificamos. O campo de preenchimento de dados da vítima não fica aberto para o IC, por isso o fazemos no campo "observações".

Boa parte destes dados eu já digito primeiramente numa planilha do Excel que possui as seguintes colunas:

1 - Número de ordem (sei quantos casos fiz por mês, p. ex.);
2 - Número do caso (determinado pelo IC);
3 - Número do BO (identifica o caso no SISGOU);
4 - Número do relatório (controle do SISGOU);
5 - Natureza da ocorrência;
6 - Data da ocorrência;
7 - Hora da chamada;
8 - Hora do início dos trabalhos periciais;
9 - Hora do término dos trabalhos periciais;
10 - Endereço do local dos exames;
11 - Latitude (do local);
12 - Longitude (do local);
13 - Vítimas/objetos (nomes);
14 - Requisitante (da perícia);
15 - Distrito Policial (da autoridade ou plantonista);
16 - Circunscrição (do local);
17 - Auxiliares (equipe pericial);
18 - Isolamento (responsáveis);
19 - Coleta (resumo do que foi recolhido).

(Veja mais detalhes no post "O laudo pericial - rotina prática".)


Ao abrir o Sistema de Gestão Operacional Unificado (SISGOU) da Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), preencho os campos do formulário on-line copiando os dados da planilha do Excel (CTRL+C) e colando nos respectivos campos do formulário.


Alguma coisa, evidentemente, precisa ser digitada ou modificada, mas a maioria das informações será digitada apenas uma vez.


Feito o relatório, fecho o aplicativo e a planilha. Abro o Word e escolho um dos três modelos básicos de laudos, conforme o caso. São eles:


1) Modelo de laudo de constatação (danos, objetos, etc.);

2) Modelo de laudo de morte violenta (homicídios, suicídios, acidentes);
3) Modelo de laudo de ocorrências de tráfego (colisões, abalroamentos, saída de pista, etc.).

Conforme as orientações "passo-a-passo" já mencionadas na publicação anterior, basta indicar qual linha da planilha o programa Word deve buscar os dados para compor o laudo no modelo escolhido por você.



Exemplo de planilha e da linha escolhida para compor o laudo.


Modelo de laudo pericial com indicação das posições onde
as informações serão automaticamente inseridas .

Após este passo, teremos apenas o texto semi-preenchido com os dados do relatório de levantamento. Alguns dados serão específicos daquele caso e deverão ser preenchidos manualmente, como era de se esperar.


Observem que os dados básicos do levantamento (relatório de levantamento) já foram digitados e apenas desta vez serão digitados pois o programa Word vai buscá-los na planilha Excel. Quando o sistema estiver informatizado o próprio sistema irá gerar o laudo a partir do relatório de levantamento digitado apenas uma vez pelo perito criminal.


O levantamento fotográfico é feito por mim (geralmente dispenso o fotógrafo) e a edição das imagens também. Reduzo o tamanho e insiro ao longo do texto, mas pode ser posto de forma organizada e legendada no final do texto. Quando o sistema for informatizado, certamente teremos um momento de inserção das fotografias no formulário on-line.



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Veja mais detalhes no post "O laudo pericial - rotina prática" e "Como criar uma mala direta para agilizar laudos periciais"

Um comentário:

  1. Cara, realmente fascinante a preocupação que alguns "antigos" tiveram em manter a criminalística de Alagoas em um alto patamar. Parabéns André pelo trabalho. Como eu tenho TOC de automação da minha rotina de trabalho, este trabalho vai cair como uma luva. Vou usar com certeza!!! Muito bom.

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