quarta-feira, 27 de novembro de 2013

1º dia - Curso Local de Crime Senasp

Primeiro dia do Curso de Local de Crime Integrado com Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal, promovido pela Senasp em João Pessoa/PB.

O Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública do Ministério da Justiça - DEPAID/SENASP/MJ promoveu a 3ª edição do Curso acima mencionado. Foi solicitado aos alunos que levassem bloco de anotações, caneta e notebook ou tablet.

Alagoas contribuiu com seis alunos: eu, Paulo Rogério, José Veras, Horácio Brasileiro, José Cláudio e Florestone Ferreira. Quatro vieram diretamente de Maceió e os outros dois partiram de Pernambuco, por motivos pessoais. Todos utilizaram meios próprios (de transporte) para se apresentar no curso.

O local designado foi nas novas instalações da Acadepol da Paraíba.

Recepção da turma pelo diretor da Acadepol.

Mesclagem de duas imagens (celular) ilustrando o primeiro dia de aula.
Clique na imagem para ampliar.

A primeira disciplina foi bastante introdutória e não trouxe maiores novidades. Boa parte se referia à legislação já conhecida do Código de Processo Penal e algumas recomendações de biossegurança, mas de forma rápida.

A professora Ana Flávia deu as boas vindas e abriu os trabalhos.


O almoço foi em um restaurante próximo com toda a turma. Às 14 horas estávamos de volta à academia para a aula de DNA aplicado a locais de crime.

A professora Priscila Martins Pereira esmiuçou as etapas do exame de DNA. Sua apresentação deve ter ficado bem palatável para laboratoristas, mas para o perito de campo, aquele que examina locais de crime, trouxe a compreensão bem aproximada do que é possível fazer com DNA.


Neste momento do curso foi possível observar que determinadas instruções cabiam bem a laboratoristas e outras tantas a peritos de campo. O que poderia ser desvalorizado, na verdade, ganhava relevo no final das apresentações. É importante que se conheça os passos internos de um exame que para o perito de campo se resume a colher material para pesquisa. Principalmente no momento de "filtrar" o que é possível colher para exame e sanar dúvidas de autoridades policiais ainda em campo.

A aula vespertina prendeu a atenção dos alunos até o final. Saímos para o hotel depois das 18 horas.

Exposição sobre DNA aplicado a locais de crime.

 Ainda pela manhã, no final da primeira aula fizemos os primeiros registros da turma.

Grupo do Rio Grande do Norte com a professora Ana Flávia no centro.

Peritos de Alagoas que foram para João Pessoa/PB.

Peritos da Paraíba (em maior número).

Grupo de Alagoas, à vontade, durante o almoço.

Todos os alunos presentes na primeira aula do curso.
(Clique na imagem para ampliar).

Diferentemente do último curso de Fotografia Forense promovido pela Senasp em Maceió/AL, a maioria dos alunos era do próprio estado da Paraíba. Algo que considero coerente com a relação "custo/benefício". Não me parece apropriado enviar muitos alunos para fora de seu estado quando é bem mais barato enviar apenas o professor para os alunos!

Não fizemos uso de notebooks ou tablets para as aulas. Anotamos alguma coisa, mas o material exibido foi disponibilizado imediatamente para os alunos. A maioria preferiu copiar para posterior consulta.

Veja também o segundo dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário