quarta-feira, 15 de maio de 2013

Plantão dia 11 de maio - Força Nacional de novo!

Igrejinha no bairro de Bebedouro, Maceió/AL.

Dia 11 de maio. O primeiro perito (Paulo Rogério) foi para Arapiraca (124 km de Maceió) e eu era o segundo do rodízio. Houve notícia de encontro de crânios. Quatro! Fiquei surpreso. Mas como era da alçada da Força Nacional (investigação de homicídios em Maceió e Rio Largo), então só pude me oferecer para acompanhá-los.

Suzana (perita da Força Nacional) e Lucas (papiloscopista da FN) foram designados para o local que fica na parte alta de Maceió, por trás e dentro do parque do Ibama. Uma área de mata fechada dentro da cidade.

Por si só já é uma área interessante para se visitar e sendo local de crime me ofereci imediatamente. Montei uma equipe completa, caso tivesse que atender outro local, e fui atrás dos peritos da FN.

Já no trajeto meti-me a registrar o que me desse na telha! A foto que abre esta publicação é de uma igrejinha que fica no tradicional bairro de Bebedouro, ainda na parte baixa da cidade, margeando a lagoa Mundaú. A partir deste ponto subimos uma ladeira que dá acesso ao bairro de Santa Amélia e de lá é possível avistar quase toda a lagoa Mundaú e adjacências.

Coqueiro Seco fica 4 km distante do bairro de Santa Amélia (linha reta)
e o pólo industrial de Marechal Deodoro fica a 9 km.

Nesta imagem o Centro de Maceió é visto a 4 km de distância

O local, como eu disse, era dentro da reserva florestal do Ibama (clique na imagem para ampliar):

Traçado do percurso feito à pé pela mata.

Vista da parte superior da mata. Em primeiro plano o papiloscopista Lucas da FN.

Os crânios estavam sobre o leito da mata, expostos.

De longe era possível avistar o objetivo dos exames periciais.
Detalhe da foto anterior (com rotação de 90 graus).

Suzana e Lucas desceram até o nível do local, juntamente com o pessoal do IML. Eu fiquei na parte superior do terreno de onde poderia acompanhar e fotografar com o campo visual aberto e desimpedido.

Hélio e Correia do IML e Suzana e Lucas da FN.

A última foto acima foi tirada pela Suzana. Sou eu e o motorista Humberto.

Na verdade a Suzana me "prometeu" um local de difícil acesso onde meus trajes não seriam adequados para caminhar na mata fechada e íngrime, mas terminou que não houve grandes dificuldades.

Fiz o levantamento topográfico usando o GPS Garmin Map 60CSx. Ela utilizava um Garmin Map 76CS. Ambos são compatíveis, mas somente o primeiro possui barômetro. Veja mais sobre GPS neste mesmo blog em: GPS, esse 'tacógrafo' digital.

Como ela pediu para saber o desnível entre o logradouro e o local dos exames dentro da mata, bastou consultar as propriedades dos pontos marcados nas duas extremidades do percurso feito à pé. O programa utilizado foi o Mapsource da própria Garmin.

Janelas do programa Mapsource da Garmin.

A diferença de altitude ou elevação entre os pontos marcados é a distância vertical que percorremos ao longo dos 65 metros no sentido horizontal.

No final descobrimos que os crânios possivelmente foram furtados de algum cemitério e utilizados para fins de celebrar alguma ritualística heterodoxa!

Lembrando que esta não era uma chamada para mim. Apenas acompanhei os peritos da Força Nacional e tentei dar suporte no que pudesse ajudar (levantamento fotográfico e topográfico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário