sábado, 12 de maio de 2012

Manutenção da Criminalística


Mesa de trabalho na oficina de luz forense.


Assino dois diários na internet (blogs). Um sobre criminalística, meu ofício e “ganha-pão”. O outro, um prosaico resumo das atividades de síndico em um condomínio. Desde que um coronel assumiu a direção de um órgão que se arvorava independente, fiquei um pouco desestimulado. Vicissitudes da política e da burocracia. Preferi desviar minhas energias para a administração voluntária de um condomínio.

Exemplo de amostra sob luz forense
O blog de criminalística possui a metade das publicações do blog do condomínio, mas curiosamente possui o dobro de visitas do último. Explica-se.

Um condomínio com boa administração mantém-se estável e ninguém percebe sua existência. Ele está ali como suporte do médico, advogado, engenheiro e tantos outros profissionais e pessoas do lar que tem muito mais o que fazer que intervir na manutenção de seus recursos básicos. Já a atividade de criminalística é um eterno pesquisar novos recursos para atender sua finalidade de elucidação de condutas criminosas. O blog poderia ter apenas uma publicação, mas todo perito, em algum momento, irá consultá-la. É uma necessidade.

Não tendo mais espaço para atuar no meu trabalho, como funcionário, decidi manter-me “lubrificado” auxiliando na manutenção de um edifício, com todos os seus detalhes, do subsolo ao telhado. É revigorante tratar com as pessoas. Condôminos, inquilinos, prestadores de serviços e produtos. Aprende-se muito.

Nosso trabalho, atualmente, pode não oferecer muito, mas a filosofia embutida, a ciência da criminalística, ainda é um manancial do qual não se pode abrir mão. Não esqueçamos da distinção entre voluntariado e profissionalismo. Ali se faz porque se pode e se é muito, aqui só se faz se investir. Parar, por qualquer motivo que seja, é assinar sua certidão de óbito profissional.

Estejamos tristes, mas não mortos. A instrução será ministrada. Os que puderem ouvir, não terão prejuízo.

Amostras sob diversos comprimentos de onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário